13 de janeiro de 2018

Encontro com os catequistas de José Raydan e Glucínio em José Raydan

Na manhã do sábado,13/01 as coordenadoras diocesanas de catequese Edelveis e Eliana estiveram presentes em José Raydan para um encontro de formação com catequistas das comunidades de Glucínio e José Raydan da paróquia de Santa Maria. Ao final do encontro, formou-se as equipes de coordenação das duas comunidades. Assim, facilitará o trabalho da coordenação paroquial, das coordenadoras das comunidades e dos catequistas também..

Roteiro trabalhado:
Encontro com catequistas e coordenadoras das comunidades paroquiais
José Raydan e Glucínio (Cristais) -13/01/18
1)    Acolhida e Apresentação
Tema: Ser catequista é ser apaixonada(o) por Jesus para segui-lo, testemunhá-lo com alegria, coragem e determinação.
Lema: Ser catequista é um peregrinar, é estar sempre em busca, querer ir além, participando da formação para ir se fazendo melhor como pessoa, como cristão(ã).
2)    Oração Inicial:
Mantra: Onde Reina o Amor, fraterno amor, Deus aí está!
Iluminação através da Palavra:
Mantra: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, lâmpada para os meus pés Senhor, Luz para o meu caminho.
Textos bíblicos: Lc 12, 22-29
Declamação do poema:
O mais importante não é [Benjamín González Buelta]
O mais importante não é
que eu te busque
mas sim que Tu me buscas em todos os caminhos (Gen 3,9),
que eu te chame por teu nome,
mas que Tu tens o meu tatuado na
palma de tua mão (Is 49,1),
que eu te grite quando não tenho sequer palavra,
mas que Tu gemes em mim com teu grito (Rom 8, 26),
que eu tenha projetos para ti,
mas que Tu me convidas a caminhar contigo rumo ao futuro (Mc 1, 17),
que eu te compreenda,
mas que Tu me compreendes em meu último segredo (1 Cor 13,12),
que eu fale de ti com sabedoria,
mas que Tu vives em mim e te expressas do teu jeito (2 Cor 4,10),
que eu te guarde trancado em meu cofre,
mas que eu sou uma esponja no fundo de teu oceano (EE 335),
que eu te ame com todo o meu coração e minhas forças,
mas que Tu me amas com todo o teu coração e tuas forças (Jo 13,1).
Porque como poderia eu buscar-te, chamar-te, amar-te
se Tu não me buscas, me chamas e me amas primeiro?
O silêncio agradecido é minha última palavra,
minha melhor maneira de encontrar-te.

Isaías 54,10:
“Mesmo que as serras mudem de lugar, ou que as montanhas balancem,
Meu amor para contigo nunca vai mudar,
Minha aliança perfeita nunca há de vacilar – diz o Senhor, o teu apaixonado”.
Declamação do Poema:  Permanecer no Amor
Nada pode ser mais importante
do que encontrar a Deus.  
Quer dizer, apaixonar-se por Ele
de uma maneira definitiva e absoluta.  
Aquilo pelo qual você se apaixona
se apodera de sua imaginação
e acaba por ir deixando
seu rastro em tudo.
Será isto que decidirá o que é que
tira você da cama a cada manhã,
o que você faz com seus fins de tarde,
em que você emprega seus fins de semana, o que você lê,
o que você conhece,
o que rasga seu coração,
e o que o toma repentinamente
de alegria e gratidão.  
Apaixone-se! 
Permaneça no amor!  
Tudo será diferente.
             Pedro Arrupe SJ 
  Silêncio...Partilha...
Rezemos juntos:
“Ó Tu, bem onipotente, que cuidas de cada um de nós como  se cuidasses somente dele,
e cuidas de todos, como se fossem um apenas!
Bem aventurado o homem que te ama...
Vejo que as coisas passam, que outras tomam o seu lugar,
mas tu não passas nunca.
Ó Deus, meu Pai, bem supremo,
beleza de todas as coisas que são belas,
em tuas mãos coloco tudo o que de ti recebi,
para que não perca nada.
Tu me fizeste para ti mesmo,
e inquieto bate o meu coração,
Até que possa repousar em Ti.”
                                                 (Santo Agostinho)
Abraço da paz! Canto.
3)    Deserto
Quem é você que catequista? Por que você aceitou ser catequista? Por que você está aqui hj?
-A Igreja é a grande  catequista e necessita de catequistas.
Catequistas que testemunham a beleza de ser catequista e que possam partilhar:
O que tem de fascinante na vida de catequista? O que tem atraente na catequese? Por que a catequese me reteve até hoje?
Você quer aprofundar e conhecer mais a pessoa de JC?

Senhor, quem sou eu pra você?  Quem é Jesus para mim? O que me qualifica como cristão? Que perfil tem o cristão? O que diferença pode ele /ela pode fazer num mundo cristão? O que é de fato ser catequista? O que implica ser catequista?
4)    Texto: Mística e Paixão do catequista
( Do livro: O Belo, o Lúdico e o Místico na catequese-  Livro 4 da Comissão Bíblico - Catequética CNBB - Secretariado regional Leste II) Editora Fumarc

5)   Catequese e Iniciação à vida Cristã 
Padre Jean Paul
Como chegamos ao processo de Iniciação Cristã ?
O documento 107 é herdeiro do doc 26 (Catequese Renovada), documento da CNBB de 1983 e que ao contrário do que muitos pensam, não é um documento obsoleto. É preciso voltar à Catequese Renovada para percebermos que tudo que vivemos hoje foi “profetizado” no doc 26. Existem tesouros a serem descobertos no doc 26, como os conteúdos: a verdade sobre Cristo, a verdade sobre a igreja e a verdade sobre o homem. A Catequese Renovada é o documento brasileiro (da CNBB) mais traduzido para outras línguas.
A Catequese Renovada, que vem desde o Concílio Vaticano II. O Dei Verbum diz que Deus se revela. Até então estava compreendido que Deus revela verdades sobre si. E esta nova compreensão sobre Deus nos permite então a tentar aprender a nos relacionar com Deus. Não é necessário decorar verdades. O “Sagrado depósito da fé” não é um baú trancado a sete chaves e sim uma realidade dinâmica. E não devemos pensar que é Deus que está mudando. Deus já nos deu tudo. O mistério já foi todo revelado, mas nós é que ainda não o compreendemos e esse processo é dinâmico. A nossa capacidade de compreensão é que limita a revelação do mistério. Não que tenha sido revelado aos poucos, e sim que nós temos capacidade limitada de compreensão.
Segundo o pensador Zigmund Bauman, vivemos num mundo líquido. É normal que procuremos na doutrina um ponto sólido para nos apoiarmos, nos sentirmos seguros. Porém, devemos saber que a doutrina não deve ser rígida, pesada, caso contrário, afundaremos juntos com ela (lembrando da analogia entre líquido e sólido). A doutrina é dinâmica. Responde as necessidades do nosso tempo.
Conclui-se que o doc 107 é herdeiro da Catequese renovada. É um novo que não elimina o velho.
O que é Iniciação?
A iniciação é diferente de Educação. Não se admite a teoria separada da prática. Muitas vezes a nossa catequese é uma escola de natação sem piscina. Para refletir: Como se ensina alguém a nadar? Como se ensina alguém a abraçar? Na iniciação, ensina-se a ser cristão sendo. Só pode iniciar alguém, quem já foi iniciado. É o caminho do “Vinde e vede” e não do “este é o endereço”. Saber o caminho é mais importante que saber o endereço. Só pode dizer “Vinde e vede” quem já fez o caminho. Estamos sendo chamados a fazer experiências. É preciso nos libertar do que achamos que sabemos.
Como iniciar Mistagogicamente?
A palavra Mistagogia' é composta de duas partes: ‘mist' +‘agogia'. ‘Mist' vem de ‘mistério' e ‘agogia' tem a ver com ‘conduzir', ‘guiar'... Podemos traduzir: a ação de guiar para dentro do mistério: Conduzir pela mão.
O que é catequese sob inspiração catecumenal? O que é catecumenato? Catecumenato é uma catequese mais aprofundada para ajudar o catequizando a ser um verdadeiro cristão discípulo missionário, seguidor de Jesus Cristo.
Passos:
·        Passagem de uma catequese sacramentalizadora para uma catequese evangelizadora
a) Cristo como centro de referência da catequese;
b) O papel fundamental da comunidade cristã;
c) A interação Catequese-liturgia
d) O acompanhamento personalizado;
e) Evangelização do indivíduo e por ele da família;
f)   Catequese a partir da vida para a vida
g) Processo gradual e permanente;
h) O lugar essencial da Palavra de Deus;
i)   A unidade teológica dos Sacramentos de Iniciação Cristã;
j)   Compromisso sócio transformador;
k)  Educação para o Ecumenismo e para o Diálogo Religioso.

6)    Formação das Equipes das duas comunidades.
7)    Encerramento: Poema Quem é você? 
Quem é você?
Quem é você que um dia qualquer
Sentiu teu coração bater diferente
E sem o menor medo sequer
Decidiu doar-se a Deus bem de repente?
Quem é você que não te escondes de Deus,
Que de norte a sul e de leste a oeste,
Muitas vezes deixa de lado os seus
Pra atender a missão que recebeste?
Tu és uma estrela no céu a brilhar,
Que Jesus ilumina com sua luz,
Pois assumiste a missão de catequizar
E a outros, pelos caminhos de Deus, conduz.
És uma pessoa por Jesus escolhida
Para levar ao mundo a mensagem de amor,
Tornando sua Palavra mais conhecida,
Mostrando a salvação que vem do Senhor.
És da comunidade a voz esperada,
Que leva esperança e fé ao povo de Deus,
Que é sinal da caridade encarnada
Vivendo a solidariedade nos dias seus.
És aquela que a Palavra vai semeando,
Sabendo que é apenas um instrumento.
E o amor de Deus vai divulgando,
Pondo nessa missão teu sentimento.
És de Jesus a maior conquista,
Pessoa que foi escolhida por amor.
No meio do rebanho, és catequista,
Imagem fiel de Nosso Senhor!


Autora: Maria Aparecida de Cicco

A vocês, queridos catequistas,
a nossa gratidão e preces
ao Senhor da Messe para que
 os abençoem
sempre!


                                           Equipe de Coordenação Diocesana de     catequese
                                                                          13/01/2018
















































                                    Achei  este banner um mimo!













Nenhum comentário:

Postar um comentário