8 de maio de 2018

Teografia de Nilson Afonso Moreira




Eu sou Nilson Afonso Moreira, 40 anos de idade, catequista em Cantagalo MG, atuo na preparação para a crisma. Sou casado  há 15 anos com Maria Minervina dos Santos Assunção  (Vivi) que este ano começou a ser catequista.
Nossa família de 13 irmãos sempre teve forte ligação com a igreja católica, pois morávamos a menos de 200 metros da capela e desde muito cedo acompanhamos nossos pais  às missas, orações, novenas, como também ouvíamos sempre as músicas religiosas no alto falante da torre da igreja.
"Nasci os dentes literalmente " debaixo do altar. Vi os irmãos mais velhos atuarem como coroinhas e a partir de 8 anos eu também já atuava.  Participei dos corais de crianças,  o que despertou em mim o dom da música. O nosso pai era ministro da Eucaristia, a nossa mãe sempre foi muito católica e ouvíamos demais a rádio Aparecida.
Fiz a primeira Eucaristia com 8 anos e me crismei uns 3anos depois. Aos 12 anos,  junto com a  nossa mãe, participei do meu primeiro curso para catequistas em nossa Paróquia Santo Antônio de Peçanha.  Cantagalo até meados do ano 2000 só tinha missa um domingo por mês e nos outros era o culto dominical. Nós da família, ajudávamos a organizar todos os trabalhos da igreja.
Sempre fui muito estudioso e cheguei a duvidar da fé, mas foram esses mesmos estudos , os cursos bíblicos, os encontros de jovens, as missões e a firmeza de nossos pais é que me mostraram a beleza da Eucaristia.
Atuei muito em grupos de jovens ligados à PJ-Pastoral da juventude e também em outros movimentos. Participei de vários encontros diocesanos e cursos até a nível nacional. Cultivei um grande amor pela minha comunidade, paróquia e diocese. Hoje propago o grande valor da música litúrgica na vivência da palavra e da Eucaristia.
Eu e a Vivi temos dois adolescentes em casa : uma filha de sangue e um filho adotivo, enfrentando juntos o desafio de catequizar em família.

Sou catequizado quando estou catequizando!

Louvado Seja Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário