QUEM SOMOS

Catequese e Comunicação na  Liturgia - CATECOM

No encontro da Pascom, em julho de 2012, em Aparecida, Eliana Alvarenga, participou  da oficina "A Catequese e a Mídia", assessorado por Abílio Diniz, de Brasília, catequista e blogueiro  (blog Cristoteca). No encontro, o assessor, incentivou o grupo  a criar um blog da catequese para divulgação dos trabalhos das paróquias e comunidades. Ao retornar, a catequista Eliana teve a ideia, contando com o incentivo do Luís Carlos, coordenador da pascom diocesana, na época, de criar o blog. Também contou com a ajuda dos filhos, e criaram o blog,  dando-o sugestivo nome de CATECOM. Mais tarde, contou-se com ajuda de José Aparecido Miranda, seminarista na época que participou também do Encontro em Aparecida. Ele participou de outra oficina. Ele fez  alterações,  e se tornou um dos parceiros do Catecom. Finalmente,  Roberto Magno, catequista da paróquia de Joanésia, uni-se à essa parceira, tornando-se um catequista virtual, e ajudando a manter o nosso blog. Com o advento da caminhada litúrgica e catequética de nossa diocese, hoje achamos por bem dar uma inovada no blog e no projeto, ampliando o Catecom, também para um espaço de liturgia, uma vez que ambos conceitos são inseparáveis. E assim, seguimos inovando e caminhando com a nova ampliação. 
Catequese e Liturgia: conceitos fundamentais
Os conceitos fundamentais definem as ideias que se formam. Grande parte dos problemas que surgem na Catequese e na Liturgia é pela falta destes conceitos fundamentais ou pela confusão que se faz em torno a eles.

NA CATEQUESE TEMOS:
* Linguagem
A linguagem é a comunicação. Comunicação entre sujeitos: pessoas e pessoas, pessoas e Deus, Deus e pessoas. Neste processo podemos identificar:
A Comunicação de Deus — A linguagem é a forma de comunicação. Na Catequese a linguagem é algo essencial, pois toda a Escritura e a Tradição tem, dentro de si, o conceito de linguagem. É sempre transmissão de algo e nesta transmissão existe uma linguagem.  As «fontes» da catequese têm, cada uma, uma linguagem própria, à qual se dá forma através de uma rica variedade de « documentos da fé». A catequese é tradição viva de tais documentosperícope bíblicastextos litúrgicosescritos dos Padres da Igrejaformulações do Magistériosímbolos da fétestemunhos dos santos e reflexões teológicas. A fonte viva da Palavra de Deus e as «fontes» que dela derivam e nas quais ela se exprime, fornecem à catequese os critérios para transmitir a sua mensagem a todos aqueles que amadureceram a decisão de seguir Jesus Cristo.

NA LITURGIA TEMOS:
Comunicar Deus em Cristo — A Liturgia é obra ou ação da Trindade que se comunica: Na Liturgia, quem comunica é antes de tudo o Deus Trino e Uno. O mistério da Santíssima Trindade constitui comunicação interpessoal. A Liturgia, por sua vez, é um Opus Trinitatis, uma Ação da Trindade, uma ação para fora de si mesma. Ela comunica sua vida, sua graça, seu amor, seu culto, seu mistério. O mistério de Deus trasborda para fora de si mesmo. Depois, é Jesus Cristo quem comunica e, nele, toda a humanidade pode comunicar-se, entrar em comunhão com Deus, participar da vida do próprio Deus. Devemos ver Jesus comunicando-se com a humanidade, comunicando a vida, a salvação. A comunicação primeira se deu no mistério da Encarnação.
A Igreja, por sua vez, comunica-se com Deus por Cristo e em Cristo. Jesus Cristo é o agente principal em toda ação litúrgica, pois na ação memorial da Igreja torna-se presente a ação histórico- salvífica de Cristo.  Se Deus se comunica aos homens e mulheres pela história de seus eventos de salvação, os que Nele creem devem comunicá-lo também. Este processo de comunicação é o fundamento da Catequese: a educação da fé. A comunicação de Deus é Revelação em Cristo.  E a comunicação é pessoal.
Aqui vale considerar que existe uma grande urgência na Catequese: o Querigma. Um dos problemas mais candentes da Evangelização hoje é a falta de Querigma em todo o processo. As ideias religiosas de nosso povo são extremamente básicas, simples e até simplórias. Isto não surpreende pois o modernismo e o pós-modernismo caracteriza-se pela superficialidade absoluta. Se isto se dá em tantos campos, tornando as pessoas presas da opinião de outras que se arvoram em conhecedoras da realidade e dela informada ou vítimas de uma constante cobrança de opiniões sobre os mais diversos assuntos.
Vem a Catequese e faz o anúncio do Querigma — Jesus Cristo, o Salvador, liberta da morte e dá a vida! A grande mensagem do Querigma é que Deus ressuscitou Jesus Cristo e que este mesmo Jesus Cristo é o Senhor. E essa linguagem do testemunho, da repetição que cria identidade, que liga a um momento anterior, que faz a história. É o mesmo que Jesus convida e a Igreja testemunha na origem de seu próprio anúncio missionário: “Ide e …fazei discípulos meus…” — Para fazer discípulos é necessário fazer o Querigma, o anúncio de Jesus Cristo. “…ensinando-os…” — mostrando como se vive, como se pensa e se faz. Transmitindo a vida cristã como cristão.
Transmite-se a vida de Jesus Cristo, uma realidade de história. E propõe-se Jesus Cristo como modelo de vida. Ele revela o Pai. 
- A linguagem da Catequese é de transmissão, de testemunho. Tudo centralizado em Jesus Cristo, o Mestre e Salvador que revela a Trindade.

- A linguagem litúrgica é a mensagem centrada na pessoa de Jesus Cristo (cristocentrismo), por sua dinâmica interna, introduz à dimensão trinitária da mesma mensagem.
Desejamos uma ótima oportunidade de aprendizado, evangelização e leitura de nossos conteúdos. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário